Quaresma, tempo de malhar a alma - por Pe. Luiz Cássio Moreira
- Robson Oliveira

- 5 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Nesta Quarta-feira de Cinzas, começamos a Quaresma fazendo o alongamento da alma com a imposição das cinzas que expressam o nosso fim, somos pó. E o caminho para conseguirmos a vitória, a chegada, o Céu. Mas para isso, temos que passar pelas etapas das conversões diárias, vencendo os obstáculos da vida interior.

Quaresma é tempo de fazer exercícios para renovar a nossa vida de intimidade com Deus.
Quaresma é tempo de tomar bombas energéticas de vontade e de malhar intelectualmente com o esplendor da mensagem do Evangelho.
Quaresma é tempo de pulverizar as gorduras espirituais com as práticas da penitência, do jejum, das mortificações e da oração, ganhando assim massa muscular espiritual.
Quaresma é tempo de ficar bombado espiritualmente com os exercícios das virtudes teologais: fé, esperança e caridade.
Quaresma é tempo de transpirar com o exercício de esvaziar os armários, os guarda roupas, os bolsos através da prática da esmola.
Quaresma é tempo de suar o uniforme do cristão que tem as cores: cinza, roxo, o rosa do Domingo da Alegria, o vermelho da Sexta-feira da Paixão para chegar ao branco do Domingo de Páscoa.
Jesus nos chama a remar para águas mais profundas, a correr em direção à vida eterna, a levantar a vela da caridade, a pedalar para fortalecer a esperança, escalar a montanha interior e contemplar a beleza da fé, a mergulhar nas profundezas do Espírito Santo e voar no parapente da vontade de Deus.
Peçamos ao Paráclito as graças necessárias para vivermos esta Quaresma com espírito esportivo e possamos dizer como Paulo: combati o bom combate, guardei a fé, terminei minha carreira, só me resta ganhar a coroa da glória.
Amém.
Pe. Luiz Cássio Moreira Arquidiocese de Niterói









Comentários