Preparação material para o matrimônio: não sobrecarregue a Providência Divina
- Robson Oliveira

- 26 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2024

Deus não faz o que você precisa fazer. Não se engane: a Providência tem muito mais a fazer que compor a falta de preparo que você e sua preguiça proporcionam ao seu matrimônio. Não seja bobo: nenhum matrimônio se sustenta apenas com o amor e uma cabana. Os filhos que vocês terão exigem um trabalho sério, com remuneração, para que vocês cumpram um dos fins do matrimônio: educar os filhos na fé. Isso significa dar-lhes uma boa educação também no campo humano.
As famílias precisam aprender de Deus, que nada faz por acaso. Casamento assim, por acaso, usando como desculpa a Providência Divina, não se pode chamar cristão. Sim, a Providência existe e nos guarda, mesmo quando não sabemos. Mas é preciso lembrar que a preparação natural para a vida a dois é tarefa nossa, tarefa essa que Deus não cumpre. É muito pouco, são só alguns pães e peixes, mas o Senhor Jesus quer precisar de seu esforço, de sua doação, para fazer o milagre. Sentar e esperar tudo de Deus é tentá-lo e não se deve fazer isso.
A vida humana é muito complexa. Tentar resumir tudo num simplista “Seja o que Deus quiser” é desprezar a Palavra, que aconselha a todos que reflitam seriamente se há ou não condições de começar uma empreitada; se há ou não condições materiais de entrar em uma contenda com um reino vizinho. Ora, não chame de confiança na Providência Divina o que é simples preguiça e descaso. Um amor e uma cabana se parece mais com roteiro de comédia hollywoodiana água com açúcar, mas nada tem a ver com o matrimônio católico. O matrimônio sonhado por Deus não é rosa bebê, tem mais cor de vermelho martírio.









Comentários