top of page

Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe!

Entre os anos de 1926 e 1930, o México viu surgir do interior de um governo federal maçônico, anti-clerical e laicista, um dos momentos mais tristes da história do país. O episódio ficou conhecido como Guerra dos Cristeros ou Cristiada. Dados oficiais contam 90 mil vítimas dessa verdadeira batalha, mas informações extraoficiais falam de 200.000 mortos em 4 anos de conflitos. Contra a sensibilidade da maioria do povo mexicano, os governantes – em nome de uma agenda anti-cristã e anti-clerical – partiram para o ataque promulgando leis e impondo sanções à liberdade de religião naquele país. Eles só não contavam com um bando de leigos e mais um bom punhado de clérigos – sempre eles, os santos, atrapalhando tudo! – que não abaixaram a cabeça para qualquer poder político, sem o respaldo moral e legal.

Cristãos mortos na Guerra Cristiada. Eles eram pendurados em árvores, nas margens das estradas férreas ou executados em praça pública. Tudo para desencorajar os “fanáticos católicos” cristeros.


Recentemente apareceu um filme sobre esse triste momento do século XX: Cristiada. O casting do filme é espetacular: Peter O’Toole, Andy Garcia, Eva Longoria, além de atores menos conhecidos, mas que tornaram verossímeis os temas mais crus e rijos dessa perseguição intolerante. O diretor, Dean Wright, que trabalhou em filmes como as Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis, emprestou seu brilhantismo em cenas fortes, sem esbarrar no fanatismo.

Sacerdote sendo executado com seus paramentos. Não foram raros os casos em que os padres saiam imediatamente da celebração da Santa Missa para o martírio.


Aos que me criticam por me intrometer em temas polêmicos, como política, aborto, liberdade religiosa, lá vai o recado: Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe! O sangue dos mártires da Cristiada importuna-me; os gritos das mulheres que tiveram seus maridos e filhos mortos pelo governo laicista e anti-clerical não saem dos meus ouvidos. Não consigo ficar calado sabendo que mártires de todas as idades, de todas as cidades, de todo tipo de formação deram a vida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Morreram por usar um crucifixo, morreram porque estavam de batina, morreram porque ousaram participar da Santa Missa.

A tentativa de laicização do estado brasileiro encontrará sempre uma trincheira de resistência nesse blog. Com caridade, com esperança, mas com verdade! Liberdade de expressão, liberdade de religião, direito a culto não são favores prestados aos cidadãos cristãos. Afinal, todos pagamos nossos impostos e não pedimos nada mais que o direito de expressar nossa fé em público, e sem qualquer tipo de descriminação. E não esqueçam: nós, cristãos, morremos no batismo. Nada nos faz temer!

Viva Cristo Rei! Viva a Virgem de Guadalupe!


Vídeo sobre o beato Pe. Miguel Pro, mártir da Guerra Cristera

Morto a 23 de novembro de 1927

Comments


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page