Virtudes teologais: forças que Deus dá para nosso matrimônio
- Robson Oliveira

- 8 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Deus não nos pede o impossível. Por isso, para facilitar o cumprimento das exigências enormes do sacramento do matrimônio, Ele mesmo nos deu auxílios concretos. O cumprimento do dever de amor, que é a fidelidade conjugal, exige muito de cada um de nós, feridos pelo pecado original.
Por isso, Deus não nos abandonou à própria sorte e quis nos dar forças espirituais para cumprirmos essa missão: as virtudes teologais são, dentre outras coisas, auxílios que Deus dá livremente a nós para vivermos a sua vida e entrarmos em comunhão com Ele. Com o batismo, todos os homens recebem esses dons, que são ajuda enorme na vocação matrimonial: fé, caridade e esperança.
Também chamadas de virtudes teologais, fé, esperança e caridade são virtudes que Deus dá, o homem não alcança. O matrimônio católico recebe do próprio Senhor essa ajuda para cumprir sua missão. Com a fé recebida, acreditamos que o vínculo matrimonial vai continuar vibrando com os desígnios e a Vontade de Deus, acreditando em sua Palavra; com a esperança, o casal procura não perder de vista as promessas que Deus fez aos fiéis, pois a esperança move cada fiel à vida eterna ainda nessa vida; com a caridade, as famílias participam por antecipação e misteriosamente já da vida divina, que o Senhor Deus dá gratuitamente a quem O recebe em sua vida. Essas virtudes são uma pequena antecipação do que nos espera no Céu.
Mas Deus não faz tudo. Ele quer precisar de nossa ajuda para construir a sua obra em nós. Como nas Bodas de Caná, Ele aceita nosso trabalho, pouco e mal-acabado, para fazer a obra mais fundamental e definitiva. De fato, as virtudes teologais são dons de Deus. Ainda assim, há algo que nós devemos fazer. É preciso fazer a nossa parte para que Deus transforme o dia a dia do casal. É preciso que cada um aceite trabalhar pelo bem do outro. É preciso verticalizar as mazelas do dia a a dia. É preciso formar-se e preparar-se para um matrimônio realmente santo. Isso tudo só quem pode fazer somos eu e você. Então, faça a sua parte e Deus não deixará de fazer a dEle.



Comentários