Tenha um matrimônio incrível! Invista na sua formação
- Robson Oliveira

- 31 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Por que centenas de centenas de matrimônios acabam tendo aparentemente tudo para continuarem seguindo unidos e felizes? O que eu preciso fazer para que o meu matrimônio permaneça fiel e seja aquilo que eu e Deus sonhamos no seu início? Esse é tema é fundamental e precisa ser maduramente meditado. Preste atenção: há elementos que escapam ao domínio de muitos e sobre isso não há o que fazer. Por exemplo, se a outra parte abandonar o matrimônio, o que há para fazer? No entanto, há também uma miríade de outras ações que podemos realizar, sim, para defender nosso matrimônio e nossa família! Certamente, investir na própria formação e na da sua família é a mais importante delas. Afinal, ninguém ama o que não conhece (Santo Agostinho).
Muitas pessoas sofrem por causa da falta de conhecimento, diz a Escritura. E é uma grande verdade. Sem conhecimento sobre o matrimônio, sem a ciência dos seus direitos e principalmente dos seus deveres, os casais estão fadados a cometerem os mesmos erros dos matrimônios fracassados do passado. O home é um animal que imita, diz Aristóteles. Sem conhecer o que é fundamental para um relacionamento humano saudável, o essencial para a boa convivência entre as pessoas, não é possível ultrapassar as armadilhas mais comuns, os erros mais recorrentes em todos os matrimônios e fatalmente mimetizaremos o pior desses relacionamentos.
Conhecer a natureza humana e como sua constituição repercute na vida de cada um é fundamental. Se se tem fé, conhecer o que a Igreja tem dito sobre o matrimônio é condição necessária para saber se estou ou não vivendo segundo o que Deus quis para mim. Como saber se uso bem ou não a sexualidade do meu matrimônio se não estudei filosofia e também não li a Humanae Vitae nem a Familiaris Consortio? Como saber se essa tristeza que toma meu coração é natural ou uma doença, sem ler e sem se formar sobre a natureza das paixões e os remédios que curam essa tristeza (muito antes dela se tornar doença psicológica ou psiquiátrica)? Assim, procurar um curso que ensine os fundamentos e os detalhes mais profundos da fé católica e da natureza humana é de importância capital e deve ser feito por todos.
Já pensou em um curso de aprofundamento para você e para sua família? Você investe tempo e dinheiro para a santificação da sua família? Lembre-se da Palavra de Deus, a qual nos alerta com duras críticas: lá onde está o seu tesouro, lá estará seu coração. Que nosso tesouro seja o Céu! Assim, nosso coração buscará os meios para só pensar, trabalhar, meditar sobre as coisas lá do alto: Sursum Corda!









Comentários