top of page

Seta para o Alto

Os que foram alcançados pela Graça de Deus têm uma missão a cumprir: abandonar o lugar onde foram tocados por Deus e trabalhar para que outros homens tenham a mesma graça. E, muitas vezes, justamente aceitar a tarefa de sair desse lugar confortável é o desafio mais urgente. Nos Atos dos Apóstolos (cf. At 1, 11), os discípulos do Senhor são admoestados por anjos a voltar o olhar para a terra, desviando sua atenção do milagre da Ascensão, que ocorreu diante de seus olhos naquele mesmo momento. Eles são chamados a trabalhar nessa terra, pois o Senhor voltará um dia, do mesmo modo como agora aconteceu: sem avisar, sem pedir a permissão dos apóstolos.

Em muitos casos, os matrimônios entrem num processo gerador de desgaste e sofrimento justamente porque não se aceita a tarefa de abandonar o confortável estado de objeto do amor de Deus para ser sujeito do anúncio do Evangelho a outros homens. Os matrimônios precisam entender o caráter missionário que lhes cabe. E com mais razão hoje, onde as pessoas estão buscando algo que lhes preencha a vida e o coração, com mais razão cabe aos casais cristãos abandonar o lugar onde estão para irmos até esses irmãos, que sofrem por não reconhecerem em Jesus Cristo o único Caminho, Verdade e Vida. Com mais razão precisamos abandonar aquele lugar de bondade e alegria, onde o Senhor nos encontrou, para voltar nossos olhos para situações difíceis e degradantes, a fim de realizar o mandamento do Senhor: amai-vos uns aos outros.

Os matrimônios precisam servir de seta para os que andam a procura de sentido para a própria vida. Uma seta para o alto! Precisam ser instrumento do amor de Deus para as pessoas. Sendo fiéis um ao outro, amorosos com seus filhos, solícitos com quem precisa de ajuda, isso já será de auxílio incomensurável para os que precisam acreditar no amor. Matrimônios assim, felizes e generosos, podem ser responsáveis pela volta da esperança à vida dos seus irmãos. E é sempre bom lembrar que, se o amor é a virtude teologal mais importante depois da morte, nessa vida a virtude mais importante é a esperança.

Ao retirar o olhar dos Céus e pô-los na terra, os apóstolos não estão menosprezando a importância do amor, mas estão enchendo de esperança as atividades terrenas. Se olhar para o alto plenifica de amor, olhar para a terra espalha a esperança.

Comments


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page