top of page

Relacionamentos Tóxicos

Quem não conhece relacionamentos tóxicos? Quem nunca sofreu achando que a felicidade era inalcançável, por causa de situações difíceis? Quantas vezes não se pensou que é impossível um relacionamento humano saudável? O que as pessoas não sabem é que existe um segredo muito bem guardado, um segredo que poderia mudar grande parte dos sofrimentos e poupar muitas lágrimas do passado. É disso que falaremos brevemente aqui.

Para alcançar um relacionamento humanamente rico, para viver um relacionamento saudável com seu namorado, noivo ou cônjuge, importa ter claro uma coisa: não existe pessoa que seja naturalmente incompatível com você. Muitos relacionamentos terminam porque seus componentes acreditam que é impossível conviver entre si e que essa impossibilidade é intransponível. Sei que essa impressão é comum e muito disseminada justamente pela ideia de que há alguém prontinho para viver comigo, em algum lugar. Como consequência desse raciocínio, qualquer outro que não esse escolhido trará problemas sem tamanho pois não será aquele que é destinado a me fazer feliz pra sempre. Não é bem assim!

O segredo de todo relacionamento saudável é compreender que não existe pessoa com a qual não se consiga conviver. A ideia de que há alguém 100% incompatível é errada pois faz pouco da capacidade de superação do ser humano. Por conseguinte, a esperança contrária de que haja alguma pessoa 100% compatível comigo é um delírio que precisa ser abandonado. Contra os romantismos e os pessimismos, importa lembrar que o príncipe encantado é um mito. Alguém perfeito é uma ilusão! E esse é um grande problema: a tese do mito é reconfortante. Acreditar que há alguém lá fora prontinho pra mim, alguém que pensa exatamente como eu em tudo, alguém que completa as minhas frases e adivinha meus desejos é muito agradável. O problema é que isso não existe. E quando as coisas não acontecem como pensamos, quando o cônjuge não se comporta como o príncipe sonhado, quando a esposa não tem a educação de uma rainha, dá uma tristeza profunda. É quando o mito do príncipe se esvai. Por isso, é importante saber que todas as pessoas têm vícios e virtudes e que ninguém é capaz de dar-nos a alegria e felicidade que almejamos. Aprender a reconhecer os limites suportáveis é o grande segredo para a cura dos relacionamentos.

Os relacionamentos tóxicos precisam ser desmascarados rápido, embora seja possível relacionar-se bem com todos. Descobrir o limite do que se tolera e do que  é intolerável pra você é o segredo de uma vida em paz ou em constante conflito. Não há temperamentos impossíveis de relacionar-se, mas há pessoas doentes. E nesse último caso, o melhor talvez seja ter coragem e dar fim ao relacionamento. Não tanto porque as pessoas precisem se tolerar, tudo é tolerável (depende do ponto de vista), mas porque algumas precisam de médico. Se seu matrimônio está nesse caso, ele vai se parecer muito com o amor que Cristo tem pela sua Igreja. Um amor que vai morrer na Cruz pela salvação do amado. Deus abençoe você!

Comentários


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page