Quer um José, mas precisa se portar como Maria
- Robson Oliveira

- 17 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Pessoal reclama e se lamenta porque não tem um José para dar início a seu relacionamento. Ou uma Maria, para começar seu lindo matrimônio. Mas eu consigo detectar duas armadilhas nessa postura, que certamente estão aqui escondidas.
A primeira é a suposição de que, se só lhe falta um José, provavelmente você já se vê como Maria. Meu bem… isso certamente é falso. De outro modo, se só lhe falta uma Maria, pode significar que você já se vê como São José. Meu caro… com certeza essa pretensão é falsa. A não ser que a menina já seja tão orante, silenciosa, amorosa, obediente, generosa, solícita como a Virgem Santíssima. Ou o rapaz seja laborioso, castíssimo, reflexivo, sábio e prudente, como São José. O que, com a maior das certezas, não acontece nem num caso, nem num outro. Então, antes de lamentar-se de que só lhe faltaria um José para ter um matrimônio perfeito, seja honesta e reconheça que você não é essa Maria toda. O mesmo ocorre com quem pede uma Maria, mas está longe de se parecer com o pai adotivo de Jesus. Mas o pior ainda está por vir.
O outro problema é a pessoa escancarar a bocarra para clamar por um José ou uma Maria, mas buscar candidatos em lugares nos quais São José ou Nossa Senhora jamais poriam os pés. Como assim, você diz que deseja uma Maria mas só é visto agarrado a Madalenas (antes da conversão, evidentemente)? Como assim, reclama que não chega um José, mas só é vista agarrada a preguiçosos, luxuriosos, bebuns, maus-caráteres? Não me venha dizer que busca um José em lugares onde Maria alguma poria os pés. Não me venha dizer que busca Maria onde José algum sequer passaria a porta. Se você quer um José, precisa parecer-se mais com Maria e menos com Salomé; se pretende uma Maria, precisa ser fiel como José e não como traidor, como o Iscariotes.
Se deseja realmente um José, precisa se ocupar em parecer mais com Maria. Se espera uma Maria, que se esforce por parecer mais com o justo José. Anelar por um José, sem se parecer com Maria é presunção. Sonhar com uma Maria, mas sem ser um José, é injustiça. Quem deseja um José ou uma Maria, precisa frequentar mais Igrejas e menos bordéis.










Comentários