top of page

Qual o melhor modo de educar os filhos?

Ninguém dá o que não tem - Nemo dat quod non habet. Portanto, se os pais pretendem formar nos filhos a imagem do homem e da mulher mais perfeita, eles precisam formar em si mesmos a perfeição que pretendem construir na alma de seus filhos. Com efeito, não faz sentido exigir polidez e caridade dos filhos, se só oferecemos a eles grosserias e egoísmos. É incoerente solicitar honestidade e verdade, se em nossos lábios nossos filhos só encontram mentiras e falsificações. Entenda bem: não estou a dizer que teorias e comandos não servem; não defendo que só se possa ensinar o que se vive concretamente. De fato, um pai desorganizado pode e deve ensinar aos filhos o valor e importância da ordem. Mas então, qual é o melhor caminho para formar nos filhos a melhor versão de si próprios? Os exemplos são ferramentas utilíssimas nesta tarefa.


ree

A ansiedade por educar os filhos cada vez melhor faz os pais incorrerem em erros insuspeitos. Se a escolha de bons livros para a própria formação e para a formação dos filhos é capital; se a escola na qual estão matriculados precisa ser escolhida a dedo; é verdade que o exemplo dos pais colabora com parte relevante na formação do intelecto e do caráter dos nossos filhos. Afinal, como os filhos poderão criar o hábito da leitura, se a pessoa mais próxima deles, aquela pessoa que tem o vínculo afetivo mais forte, jamais é vista com livros na mão, mas passa o dia diante do computador ou do smartphone? Falando da vida espiritual, como os filhos poderão cultivar uma visão menos materialista da vida, uma visão transcendente do mundo, se os pais - mesmo que queiram isso para os filhos - não demonstram com a própria vida que estes valores são, sim, inegociáveis a eles?


É evidente que o processo de formação do alma humana necessita de exemplos que nos inspirem. Certa vez, São Francisco de Assis disse a seus irmãos de comunidade: “Preguem sempre. Se necessário, usem palavras”. O Poverello de Assis entendeu bem: para auxiliar alguém no processo de compreensão (e as crianças não são diferentes neste sentido), o exemplo é ferramenta poderosa. Os pais e mães que pretendem levar a termo a tarefa de educar seus filhos do melhor modo, não podem ignorar este auxílio pedagógico.



ree

Comentários


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page