top of page

O segredo da resiliência

A todos que sofrem com alguma dor, a todos que passam por alguma provação São Paulo traz uma palavra de coragem. Embora as dificuldades pareçam intermináveis, ao escrever à comunidade de Corinto o Apóstolo dos Gentios lembra que nenhuma tempestade é eterna.

O volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta para nós uma glória eterna e incomensurável (2 Cor 4, 17).

São Paulo não nega a existência da tribulação, pois seria tolice. De fato, o cristianismo não oferece um salvo conduto contra os males físicos ou espirituais que abatem todos os homens. Pelo contrário, é muito comum que, aos cristãos, as perseguições, calúnias, difamações, suspeitas e acusações sejam ainda mais frequentes. Afinal, estamos numa batalha contra a Cruz de Nosso Senhor! Mas o Apóstolo lembra-nos que, comparadas à Glória Eterna, a quantidade, a intensidade, o volume dessas dificuldades é ínfima. Afinal, uma vida de sofrimento e dor pode durar, 70, 80 anos. Mas o que é isso comparado com a Eternidade que aguarda os que forem fiéis ao Evangelho?

Mas como resistir a essas dificuldades? Como ser resiliente diante das dificuldades que tocam todos os homens, inclusive os cristãos?  São Paulo dá-nos a receita:

E isso acontece, porque voltamos os nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis (2 Cor 4, 18).

Eis o segredo da resiliência dos cristãos. O segredo da resistência e da felicidade está em compreender que o mundo não se limita ao que vemos e sentimos. A tristeza e a dor podem durar uma noite, uma noite longa até, mas a alegria vem pela manhã. Se voltamos nosso olhar para as coisas invisíveis, se olhamos os dramas e dificuldades que nos cercam sob a perspectiva da Eternidade, sob o olhar de Deus, tudo fica relativizado. Contudo, como nosso tempo não aceita um horizonte diferente de seu materialismo, como não crê em algo que escape à sensualidade e à temporalidade, cada momento de dor é infinito; cada dia de sofrimento, uma eternidade, pois rouba os pouquíssimos momentos que antecedem o fim derradeiro. Por isso, o cristianismo não é totalmente compreendido em nossos dias: pois partimos de pontos de vista diferentes. Sem a compreensão de que esse mundo não tem a última palavra, é impossível entender a mensagem cristã plenamente. A precedência do Eterno sobre o tempo esclarece o segredo dos mártires, torna clara a corrida por mosteiros e cavernas, traz luz sobre a miríade de sacerdotes e consagrados. Mas só se voltamos nosso olhar para as coisas invisíveis sobre as visíveis.

Comentários


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page