top of page

O lar, escola de humanidade

Segundo São Paulo VI, confirmando os ensinamentos da sã filosofia e teologia, cabe às famílias o primeiro lugar na formação do homem bom


Por onde se espraia nosso olhar, testemunhamos um sentimento de desalento, uma sensação de desesperança, um misto de abatimento e desânimo que é quase palpável. Como se a prostração e o pessimismo com relação ao futuro tornassem cinza todo mundo a nossa volta, como se roubassem a cor do horizonte, como se um odor de tristeza impregnasse tudo e todos a nossa volta... Muitos sentem mesmo um cheiro de melancolia no ar. E procuram modos de proteger suas vida e família desse ambiente pernicioso.


Uma tentativa de solução para essa situação é apostar todas as fichas na solução pública para o problema, na intervenção do estado em favor do homem. Alguns esperam que a esperança e felicidade brotem de um Projeto de Lei ou de uma repartição pública determinada. É esta a esperança dos apoiadores do "Escola para Todos", que não sabem, mas são devedores do intelectualismo socrático (ou intelectualismo moral, de Platão).



ree

Contudo, a história não cansa de frustrar aqueles que aguardam dos governos as respostas às esperanças e exigências do núcleo mais íntimo do ser humano: a sede de beleza, bondade, verdade e unidade, a qual todo homem é chamado a saciar durante sua vida, não tem encontrado nas ações públicas as melhores soluções. Uma outra tentativa advém das famílias, a célula-mater da sociedade civil.


Segundo São Paulo VI, confirmando os ensinamentos da sã filosofia e teologia, cabe às famílias o primeiro lugar na formação do homem bom. É no lar onde, primariamente, as pessoas travam o primitivo contato com as virtudes e com a exigência de formação da melhor versão possível de si mesmo: “A família é [...] a primeira escola das virtudes” (Gravissimum Educationis, 3), ensina o Santo Papa.


A indicação está mais do que clara: a porta de saída para a crise de humanismo pela qual passamos não é esperar das autoridades públicas. Com raríssimas exceções, a solução veio de lá. Vem das famílias, dos lares, do meu e do seu, a melhor resposta ao momento difícil que nos ressentimos. O seu e o meu lar são verdadeiras escolas onde se gestam os homens do futuro.


Sua casa está pronta para formar o homem bom de que necessitamos?


Comentários


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page