Invista em Formação!
- Robson Oliveira

- 10 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Não importa se você tem fé ou não tem. Não importa se você acredita em vida após a morte ou acha uma bobagem. Não importa se ter espiritualidade é uma necessidade ou é tolice pra você. Se você pretende ter um relacionamento duradouro e minimamente saudável, precisa ter virtudes humanas para que alcance seu objetivo. Por isso, é preciso investir pesado na sua formação humana.
Pois veja: como alguém pode comprometer-se num relacionamento, se não consegue dizer não a suas vontades? Para uma pessoa assim, qualquer dificuldade será motivo para o rompimento. Como alguém pode entrar de verdade num casamento, que pode ter filhos, se não está disposto a ficar nesse relacionamento durante muito tempo? A tarefa de educar exige tempo e perseverança. De fato, o relacionamento amoroso exige que seus componentes se deem mutuamente. E ninguém pode dar-se a outra pessoa, se não se possui plenamente. E não se possui, de verdade, quem não tem virtudes humanas que o diferenciem dos animais.
É a formação humana, e formação humana integral, quem vai construir paulatinamente, custosamente, com avanços e retrocessos, a personalidade e o caráter dos cônjuges. Imaginar que só a força de vontade, os bons propósitos passageiros, bons fluidos são capazes de construir um lar feliz, vai empilhar – e frequentemente já coleciona – frustração após frustração.
E o caminho de formação humana exige leitura, estudos, acompanhamento, auxílio. Não se faz às pressas! É um itinerário longo, mas necessário. Pois é impossível se comprometer com alguém se há comprometimento nem consigo mesmo. Quem não é capaz de dominar-se não pode prometer-se a ninguém.









Comentários