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Fides et Ratio

O documento do Papa João Paulo II que trata da relação entre fé e razão é um destes textos que sempre pode provocar novas reflexões. Um dos trechos que faz pensar é o que trata da importância de Santo Tomás de Aquino na pesquisa teológica:

57. O Magistério, porém, não se limitou a pôr em destaque os erros e desvios das doutrinas filosóficas. Mas, com igual cuidado, quis confirmar os princípios fundamentais para uma genuína renovação do pensamento filosófico, indicando mesmo percursos concretos a seguir. Nesta linha, o Papa Leão XIII, com a carta encíclica Æterni Patris, realizou um passo de alcance verdadeiramente histórico na vida da Igreja. Efetivamente aquela constitui, até ao dia de hoje, o único documento pontifício dedicado, a esse nível, inteiramente à filosofia. O grande Pontífice retomou e desenvolveu a doutrina do Concílio Vaticano I sobre a relação entre fé e razão, mostrando como o pensamento filosófico é um contributo fundamental para a fé e para a ciência teológica. Passado mais de um século, muitas indicações, lá contidas, nada perderam do seu interesse tanto do ponto de vista prático como pedagógico; a primeira de todas é a que diz respeito ao valor incomparável da filosofia de S. Tomás. A reposição do pensamento do Doutor Angélico era vista pelo Papa Leão XIII como a melhor estrada para se recuperar um uso da filosofia conforme às exigências da fé. S. Tomás, escrevia ele, «ao mesmo tempo que, como é devido, distingue perfeitamente a fé da razão, une-as a ambas com laços de amizade recíproca: conserva os direitos próprios de cada uma e salvaguarda a sua dignidade». (veja o resto do texto.)

Algumas questões podem provocar dúvida, mas cabe à reflexão humana a tarefa de esclarecer – com o rigor necessário – os problemas que surjam na discussão. Mas fica claro que a tarefa teológica não se constitui contraditória à reflexão humana retamente orientada. Razão e fé não são contraditórias e esse ensinamento não pode ser esquecido ou relativizado.

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Professor Robson Oliveira
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