top of page

Dia de Corpus Christi: Um Mistério de Amor

A formação para o matrimônio não pode esquecer do papel fundamental da fé. Só pela preparação humana, só pelo esforço próprio, só pela luta estoica pela virtude nenhuma família se torna realmente feliz e realizada humanamente. É necessária a Graça de Deus para transformar o amor humano em algo mais que isso, algo mais que uma ação meramente imanente. Os gregos, 5 séculos antes do cristianismo, diziam que ter religião é próprio de pessoas justas, pois religiosidade era uma virtude anexa à justiça. Logo, propriamente falando, não é possível viver o matrimônio, com as exigências que ele possui, sem ser sustentado pela pela Graça, que vem da religião.

Como vocês sabem que sou católico convertido, acredito que a verdade religiosa está no cristianismo e com plenitude no catolicismo. Por isso, no dia em que louvamos Nosso Senhor Jesus Cristo escondido no Santíssimo Sacramento do Altar, sugiro essa reflexão. Li há muito tempo, salvo engano em um livro de Santo Afonso Maria de Ligório: ao aproximar-nos do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, ao tomá-lO em alimento, algo absolutamente inesperado acontece.

Toda vez que nos alimentamos, aquilo que tomamos como alimento vai se transformando em nós: a água que bebemos, o doce que comemos, tudo o que usamos para manutenção da vida se transforma em nós. Na Festa do Corpo e do Sangue do Senhor algo novo acontece. Não é o alimento que se transforma em nós, somos nós que nos assemelhamos àquilo que comemos. À medida que nos alimentamos do Corpo e Sangue de Jesus nós vamos nos transformando nEle. É um milagre escondido: pela recepção da Sagrada Eucaristia nos assemelhemos Àquele que nosso coração deseja… Já disse Santo Agostinho (Século V): Dá-me o que pedes, e pedes o que quiseres. Com as virtudes e graças que vêm do Santíssimo Sacramento, as famílias terão apoio para cumprir as moções e orientações dada pelo Espírito.

Que nossas famílias aprendam, nesse dia de comemorações, esse segredo da vida cristã e o aplique cada dia: transformar-se em Cristos, uns para os outros, frequentando cada vez mais a Eucaristia. Que nossas vidas sejam transformadas pelo Senhor Jesus, que vai “cristificando-nos” à medida que dEle nos alimentamos.

Comentários


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page