Deixe de ser burro!
- Robson Oliveira

- 13 de ago de 2019
- 2 min de leitura
Estava revendo pela enésima vez a animação Carros, com o filho mais novo, quando um detalhe apareceu-me pela primeira vez. Durante o julgamento do McQueen, depois de ter destruído a cidade, enquanto espera a chegada do juiz no Palácio da Justiça da cidade, aparece no fundo do salão onde acontece o juízo uma frase em latim:
“Justitiae via strata veritate” – O caminho da justiça é pavimentado pela verdade.
Imediatamente vieram à mente as diversas discussões que tive com minha esposa, nas quais omiti a verdade para vencer as discussões; as múltiplas briguinhas nas quais disse meias verdades para poupar-me de problemas; as infinitas vezes nas quais calei uma verdade que deveria ser dita para fugir das consequências. Embora parecesse que era a coisa certa, na maioria das vezes não era.
Não, a paz da família não vai ser alicerçada sobre a injustiça. É impossível que o amor familiar seja sustentado pela injustiça. A harmonia no lar não virá das infindáveis ações injustas que praticamos. E para que a injustiça deixe de fazer parte das famílias, a verdade precisa começar a reinar não só nos lares, mas nos lábios, nos olhos, nas mãos e nas vidas dos casais. Pois a verdade é o fundamento da justiça.
Às vezes, o caos se instaura nos lares por causa da reiterada batalha por esconder a verdade. Parece até que os cônjuges estão num jogo, um querendo derrubar o outro, e fazem de tudo (inclusive mentir) para não aceitar que o outro tem razão. Ela pode ser muito incômoda, mas a verdade é a melhor defesa dos lares contra os seus inimigos. Importa lembrar que os esposos não são adversários, são parceiros. Não é inteligente torcer para o outro perca, pois quando o outro perde, é a família toda quem perde. Seu esposo não é seu inimigo, é sua carne. Sua esposa não é sua arqui-inimiga, é sua alma. Deixe de ser burro e fala a verdade! Deixe de ser burro e vive segundo a verdade! Deixe de ser burro e ponha a verdade em seus lábios! Afinal, chegará o dia em que toda a verdade será revelada.









Comentários