top of page

Casamento exige valores humanos

Se você gostaria muito de ver seu relacionamento transformado, mas teme ler sobre matrimônio, pois imagina que trata principalmente de temas religiosos, deixe-me dizer uma coisa pra você: amor integral e não instrumental entre pessoas, manutenção da palavra dada (a Deus ou ao Estado, não importa), responsabilidade e proteção para com os mais frágeis, célula mater da sociedade, primeira e insubstituível escola de valores humanos, serviço ao próximo, sacrifício e doação pelos outros, teste full time e nível hard para paciência, constância e perseverança. E essas características boas são apenas as que me vieram assim, de improviso. Veja que esses valores não são necessariamente religiosos.

Não tema estudar e preparar-se para o matrimônio por receio de alguém lhe enfiar Deus goela abaixo (Deus respeita absolutamente a liberdade humana e um bom religioso não força a fé em ninguém, pois ele mesmo não foi forçado a nada). Mas entenda: o amor entre humanos possui algumas propriedades que, se não respeitadas, terão como resultado um retumbante fracasso relacional. E nada tem a ver diretamente com religião ou fé. É que os homens, no seu núcleo íntimo, são iguais. Cada ser humano, em nível profundo, costuma responder do mesmo modo, quando se trata de comprometimento da vida, doação do mais íntimo de si.

Então, se pretende arriscar-se nessa aventura delicada e incrível, que é dividir uma mesma vida com outra pessoa, entenda que há um caminho provado pelo tempo, testado pela experiência e justificado pela razão; há outro, contudo, mais acidentado, errático, com muitas armadilhas e perigos. Ambos levam à felicidade conjugal, mas com custos e perigos muito distintos. Seu medo de ter fé não pode privar você da riqueza teórica que a humanidade já acumulou a respeito de tudo isso, nesses mais de 2,5 mil anos. Um caminho mal construído pode ser a diferença entre um relacionamento feliz e mais uma tentativa frustrada e dolorosa.

E se, por acaso, você já está no meio dessa ponte perigosa, é possível precaver-se de quedas graves e, inclusive, tornar a caminhada mais agradável. Comece reconstruindo os valores humanos de vocês: carinho, diálogo, respeito. Faça isso concretamente e sem esperar reconhecimento. Vai ser difícil, em alguns casos vai ser muito difícil, mas é possível fazer a jornada que pretende em direção à felicidade conjugal.

Comentários


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page