Você suportaria um parceiro super sincero?
- Robson Oliveira
- 11 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Algumas pessoas pensam que o relacionamento perfeito é aquele onde não há segredos. Elas pensam que transparência é a maior virtude de todas. Aceitaram a ideia de que suas ações humanas devem refletir exatamente o que seus corações desejam. É preciso dizer a essas pessoas, contudo, que estão profundamente equivocadas.

A ideia por detrás desta noção errônea sobre sinceridade é que, se houver muita boa vontade e luta, qualquer ser humano conseguirá suplantar as dificuldades e imperfeições que trazemos no coração. O que está suposto aqui é que o desejo de superação de nossos limites basta para tornar-nos irrepreensíveis. Mas veja bem: um misto de ignorância acerca da natureza humana e um otimismo adolescente toma quem pensa assim.
É verdade que, durante a juventude, estes sonhos de perfeição existem. Mas os estudos, a idade e a experiência provam, a quem tem olhos para ver, que os defeitos dos homens costumam ser de difícil trato. Muitos são os casos em que há boa vontade e verdadeiro esforço para emendar a vida, mas a fraqueza humana desmonta projetos e planos de conversão. Entretanto, não é este o maior desafio. Os que clamam por sinceridade acreditam que são capazes de ver o pior de seu parceiro, o pior de sua companheira e mesmo assim compreender suas quedas e limitações. Caríssimo, você não tem ideia do que está pensando. Caríssima, você não sabe onde está se metendo.
O ser humano é feito de uma matéria bem dura, sabe. Certa vez, alguém disse de um faraó que ele tinha dura cerviz. O fato é que todo homem é como o faraó do Egito: tem dura cerviz. Isto é, custa a convencer-se, custa a voltar-se para o caminho verdadeiro. E quando nossas vergonhas são descobertas, não é incomum que mesmo os mais próximos a nós se assustem.

De fato, há sombras e cantos ocultos na alma humana que só Deus - O Perfeito - é capaz de entender. Há limites e vergonhas que só O Amor Encarnado é capaz de perdoar. Seu cônjuge, seu futuro cônjuge, por mais que ame você, jamais será capaz de perdoar certas quedas. Pois embora ame você de verdade, ele não é O Amor em Pessoa.
Por isso, é preciso alertar vocês: a transparência moral é perigosa para os relacionamentos. De outro modo: a sinceridade extrema mata a admiração. E sem admiração para com o amado, é muito mais difícil amar. Evidentemente que não se está a falar de mentir (o mal nunca tem direito a existência). Fala-se de calar. Calar para não escandalizar aqueles a quem amamos.
Comentarios