Por que é difícil cumprir os mandamentos? A causa pode ser a temperança
- Robson Oliveira

- 25 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de jul.
Por que é tão difícil para os cristãos cumprir os mandamentos do Senhor? Por que os casais sofrem, muitas vezes vergonhosamente, acerca desse assunto? Em muitos casos o problema é a temperança. Em muitos casos a rebeldia da vontade contra os ditames da razão dá lugar a incontinência.
A temperança é uma virtude humana. Isso quer dizer que não se alcança sem esforço. Diferentemente das virtudes teologais, Deus não dá ao batizado sem sua anuência. O próprio da virtude da temperança é organizar as paixões concupiscíveis, dar limites ao uso dos bens da sensibilidade. Por esse motivo, sem a temperança as exigências dos mandamentos tornam-se ainda mais difíceis.
É São Paulo quem adverte que, na vida concreta, é muito comum que os deveres morais sejam secundados por desejos imediatos. Ele traduziu essa experiência na seguinte fórmula: “vejo o bem quero, mas faço o mal que não quero”. O intemperante é justamente esse que não obedece os ditames da razão e se rebela, em favor de desejos e emoções que não estão submetidos à razão.
A tarefa da perfeição moral é, dentre outros, criar o hábito da temperança para facilitar o cumprimento dos imperativos morais, tão difíceis para quem não põe rédeas à vontade e à afetividade. Pois aquele que tem temperança impõe razoabilidade às paixões e emoções humanas.
Um homem ou mulher que não impõe limites à natureza jamais será senhor de si e, muito frequentemente, vira escravo de si mesmo. Seja temperante e torne-se senhor de sua própria vida.









Comentários