O que é Culto de Adoração?
- Robson Oliveira

- 16 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Os protestantes acusam os católicos de idolatria. Costumam sustentar a acusação porque veem católicos ajoelhados, orando em direção a imagens de santos, de Nossa Senhora e de Nosso Senhor. Dizem que o ato de ajoelhar constitui, por si só, ato de adoração. Será que é possível ser tão simplista? Será que os protestantes conseguem sustentar sua acusação apenas usando a Sagrada Escritura, como eles se ufanam de fazer? Vamos ver.
Reprodução
Pois bem, o verbo grego que significa ajoelhar-se no sentido de adorar é proskineo. Este verbo significa também prostrar-se, dobrar-se. Assim, idolatrar é adorar um falso deus, é ajoelhar-se, é proskineo diante do objeto de culto. Contudo, há momentos em que a Sagrada Escritura não deixa claro se só existe esse conceito no Antigo Testamento. Por exemplo, em Gn 23,7-12 afirma-se que Abraão “prostrou-se” (proskineo) diante dos nativos, os filhos de Het. Estava Abraão, o Cavaleiro da Fé kierkegaardiano, adorando os filhos deste pagão? O mesmo ocorre quando Jacó, diante de seu irmão Esaú, ajoelha-se sete vezes antes do encontro derradeiro, a fim de arrancar do irmão primogênito o perdão pelos maus atos passados (Gn 33, 3-7). Será que os protestantes acham que os patriarcas Abraão e Jacó eram idólatras? Se sim, como explicar a promessa de Nosso Senhor, em Mt 8, 11: “Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó”? Se não, tem de admitir que nem todo o que ajoelha ou se prostra está adorando o objeto para o qual se prostra ou ajoelha.
Mas veja que há outros exemplos: o profeta Daniel também vê o rei impiedoso, Nabucodonosor, prostrado diante de si, mas nem por isso o hagiógrafo acusa-o de idolatria. Tal prostração é muito mais sinal de gratidão, tanto que o rei reconhece o poderio e a soberania do Deus de Israel sobre os outros deuses, distinguindo o profeta de Deus (cf. Dn 2, 46-47). O mesmo ocorre em Apocalipse 3, 9, onde o Espírito diz que porá de joelhos os da sinagoga de Satanás diante da Igreja da Filadélfia. Se prostrar significa pura e simplesmente adorar, o texto está dizendo que obrigará esses indivíduos a incorrerem no pecado da idolatria, fazendo justamente o que tinha proibido no livro de Êxodo.
O vocábulo grego proskineo traduz a palavra hebraica shahháh, que significa basicamente “curvar-se”. Ora, o ato de inclinar a cabeça ou o tronco pode ser ato de adoração, mas também pode ser um ato de respeito, de carinho, de gratidão. Antes de julgar se o ato de prostar-se, ajoelhar-se ou curvar-se configura ato de adoração, importa saber o contexto da ação. Muitas vezes, como no caso da serpente no deserto (Nm 21, 8ss), produzir, empunhar, contemplar e – por que não? – curvar-se diante de uma imagem feita por mãos humanas é a mais pura obediência a Deus Soberano e Perfeitíssimo.
#Gênesis33versículo3 #AntigoTestamento #Gênesis23versículo7 #Espiritualidade #Gênesis23versículo10 #Mateus8versículo11 #Crônicas #Gênesis23versículo12 #Gênesis33versículo4 #Daniel2versículo46 #Gênesis33versículo6 #Gênesis33versículo5 #SagradaEscritura #NovoTestamento #Gênesis23versículo8 #Daniel2versículo47 #Gênesis33versículo7 #Números21versículo8 #Gênesis23versículo11 #Gênesis23versículo9









Comentários