O matrimônio é lugar de santificação
- Robson Oliveira

- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
O lugar de sua santificação é o lugar onde encontrará suas maiores cruzes
Como já dissemos em diversos momentos, mudar o modo como vemos o matrimônio é o primeiro passo para a renovação e valorização desse sacramento. Temos a impressão de que é a dúvida sobre a dignidade do matrimônio a causa por tamanho descuido na preparação e mesmo na manutenção do amor matrimonial. Mas há também um fator relevante nas crises matrimoniais: se é verdade que o matrimônio é caminho de santificação, como o sacerdócio, temos de concluir que é também lugar de cruzes. De fato, o lugar de sua santificação é o lugar onde encontrará suas maiores cruzes.
Sabendo que esses tempos são marcados pelo hedonismo e consumismo, não é muito difícil entender porque muitas famílias, no momento em que compreendem a natureza profunda e ascética do matrimônio, rejeitam suas exigências e preferem um relacionam pautado sobre outros valores, valores menos exigentes e mais prazerosos.
Diante das exigências morais no campo sexual, até mesmo bons casais cedem às promessas de felicidade no leito conjugal e, com isso, se afastam do caminho de santidade. Diante das promessas de uma vida luxuosa, os casais cedem às promessas de uma vida confortável e bem segura, vida honestamente conquistada, e podem se afastar do caminho de santidade outrora percorrido. E assim, de concessão em concessão, casais vão tomando o que parecem atalhos para a felicidade nessa vida (mas na verdade são desvios) e vão se afastando da santidade desejada no passado.
Um matrimônio que deseje autorrealização e felicidade necessita entender que o homem é feito de tal modo que, se não de derrama por um objetivo, seca e se frustra inevitavelmente. Ao não se dar, se perde. Assim é o homem. Matrimônio é lugar de doação e doação é sinal de cruzes. Entenda rápido!









Comentários