Gratidão é uma pequena virtude, mas transforma ambientes
- Robson Oliveira
- 6 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
Uma das virtudes mais importantes para uma pessoa, e obviamente para o lar cristão, é a virtude da Gratidão. É bem singela, é uma virtude simples, bastante pequena, mas a virtude da Gratidão torna a vida de todos mais agradável quando está presente. E aquele que a possui é uma pessoa de muito bom trato.
É uma dessas virtudes que pouco se fala, quase sem glamour, mas todos sentimos falta quando ela não existe. Nada melhor que uma pessoa grata, não é? Bom dia, ao ascensorista; obrigado, para o padeiro; grato, para quem lhe faz um favor; um sorriso sincero, de agradecimento. Essas são atitudes simples que tornam a vida das pessoas a nossa volta muito mais amena. Além disso, a gratidão não faz bem apenas aos outros. Aquela pessoa que é agradecida pelos diversos benefícios que os outros lhes prestam muito dificilmente será uma pessoa soberba. Só um tolo acredita que pode fazer todas as coisas sozinho. Só um ingrato não reconhece o tanto de favores que nos cercam, do café da manhã até à hora de dormir.
Portanto, para libertar-se da mania de autocentrar-se, o melhor remédio é melhorar a prática da gratidão. Bendizer o motorista do ônibus, valorizar o trabalho do professor, agradecer (muito) os favores de nossas mães são ações que, se repetidas com sinceridade, vão paulatinamente libertando os corações. É muito difícil que a soberba nasça e cresça em um espírito tão aberto aos outros.

Comentarios