Exame de Consciência das Famílias sobre Paz
- Robson Oliveira

- 2 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Entendo que meu chamado tem sido direcionado a questões marcadamente importantes, sobretudo para a batalha em favor da vida e da família. Nos últimos meses muitos textos sobre o assunto surgiram (ver aqui). Mas também um novo momento surgiu em nossa alma: a necessidade de se meditar sobre o dia a dia da família. Assim surgiu o primeiro Exame de Consciência das Famílias, que abordou o tema da virtude da Gratidão.
Acolhendo essa inspiração, apresentamos mais uma reflexão que pretende realizar uma autoavaliação dos membros das famílias. A resposta a esses questionamentos pode dar ideia do grau de febre na qual os matrimônios estão envolvidos. O tema dessa vez é a paz nas famílias. Vamos lá:
1. Temos consciência de que Jesus Cristo é o Príncipe da Paz e que, portanto, algum sentimento de rancor, rebeldia e discórdia pode não vir dEle?2. Nossas famílias imitam a paz de Cristo em seu dia a dia, evitando revidar a ofensa sofrida, acolhendo amorosamente as correções fraternas?3. A paz é filha da justiça. Esforço-me sinceramente por ser justo com meu cônjuge, com meus filhos, com os que servem nossa família, não lhes roubando o tempo que é deles, a atenção que é deles, o justo para viverem com dignidade?4. Os promotores da paz serão chamados Filhos de Deus. Promovemos paz ou disputas desnecessárias, brigas egoístas, debates mesquinhas na famílias?
Nossos lares precisam ser a morada da paz. E tudo tem de começar em mim. Que o Senhor seja generoso nas graças necessárias para cumprirmos tão difícil tarefa; que a Virgem Santíssima ajude os casais nessa empreitada que é fazer de cada lar uma pequena Santa Família.









Comentários