top of page

Amizade com Deus; amizade com os homens

O essencial na amizade com Deus é a oração. Sem oração, sem a disponibilidade para o diálogo com Ele, não há intimidade possível. Com efeito, não se faz amizade por decreto, ninguém é amigo de outra pessoa por ordem de alguém. Assim, só se pode falar de amizade sincera com Deus para aqueles que se encontram regularmente com esse amigo. E o ponto de encontro entre o homem é Deus é a alma humana na oração.

Por esse motivo, é necessário criar oportunidades de encontro com esse Doce Hóspede. É preciso separar algum tempo para esse encontro. E importa que o tempo seja qualitativamente bom, para que o encontro não seja arrastado, infrutífero; importa que seja frequente, a ponto de não ser apenas uma visita formal. Afinal, uma boa amizade sempre traz bons e atuais assuntos. E quanto mais se fala com esse Amigo, mais se deseja que outros O conheçam. Por isso, quem cresce na intimidade com Deus quer levar outros a conhecê-lO.

Nesse sentido, o apostolado é um transbordar de amizade. De tanto amar o meu Amigo, desejo partilhar essa parte importante da minha vida aos meus outros amigos. Por esse motivo o apostolado acontece principalmente entre amigos, mas amigos de verdade e não amizades instrumentalizadas. O apostolado que quer apresentar Deus ao outro e não um número ou estatística possui algumas características: o amigo é compreensivo, o amigo é alegre, o amigo é paciente.

Com efeito, não há de se ter pressa com o amor, pois cada indivíduo tem um tempo e o amor precisa ser alimentado. Além do mais, quanto tempo foi dado a mim e a você até nos deixarmos colher pelo Amor de Deus? Por que a pressa com os outros? Assim como a amizade com Deus precisa de tempo, a amizade com os homens precisa ser cultivada. E exige-se paciência.

De igual modo, a amizade não pode gerar contenda, pois então não se ama o amigo, mas apenas o que ele representa: um campo para evangelização. Não! O amigo é um dom inestimável e um um objeto de conquista. Onde há guerra não há busca do bem comum; e onde não bem não pode existir amizade verdadeira.

Mas a condição da amizade real é que esteja claro aos amigos o mais importante na relação de amizade, a fim de que não haja má-compreensão. Compreende-se que cada um tem um tempo, compreende-se o sentimento respeitoso acerca das opiniões de ponto a ponto, mas não se pode deixar de pôr às claras o Amor de Deus.

Comments


Entre no grupo

do Telegram!

Nunca perca uma aula!

Obrigado por inscrever-se!

Professor Robson Oliveira
CNPJ: 43.156.063/0001-44. 

Rua Dr. Sardinha, 194,

Santa Rosa, Niterói-RJ

task@robsonoliveira.pro.br

Alguma questão?

Obrigado por enviar!

Todos os direitos reservados © 2023

bottom of page